segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Origem das Runas

Muito frequentemente nós nos deparamos com a (imprecisa) informação de que Odin teria criado as runas, embora nem mesmos os registros históricos confiram a ele esta posição. Em uma análise cuidadosa, vamos perceber que ela foi uma criação conjunta dos deuses, e que Odin teria tido acesso a todo o conjunto e conhecimento através de um auto-sacrifício.

Engraçado também perceber como alguns grupos conferem a Freyja essa autoridade, embora em toda a história não exista nada a corroborar com esta teoria. Mas como dizem que onde há fumaça, há fogo...

"Apesar das Valquírias serem normalmente associadas à Odin, elas também são ligadas à deusa Nórdica Freya ("a Senhora"), a deidade da fertilidade pertencente à raça divina dos Vanir, a qual é nomeada como a líder. Freya e seu irmão de irmão de pênis avantajado Frey (que as vezes é representado com cornos) têm sido comparados no Oriente Médio aos deuses Baal e Asthoreth, O Senhor e A Senhora, as deidades da Bruxaria Tradicional. Freya é também conhecida como "A Rainha do Elfos" e como tal, tem sua função nos encantamentos, feitiços e magias, no shapeshifting ou "tremular" (transformação de forma), o envio do duplo ou "fetch" à viagem espiritual e à feitiçaria negra conhecida como seidr. É até mesmo dito que foi Freya quem ensinou o conhecimento oculto das Runas à Odin. Ela possui uma capa mágica de penas e ao vesti-la ela pode se fazer invisível ou transformar-se em um falcão que voa sobre a terra espionando os mortais. A deusa também é conectada às Disir ou "Avós Divinas", espíritos tutelares que podem ser comparados à trindade céltica das Matronae ou "Três Mães". Elas agem como espíritos guardiães e aparecem em sonhos para oferecer conselhos e avisos de perigo iminente. Estas entidades tinham a habilidade de prever a morte dos membros da família, podendo ser comparadas com as Banshee Irlandesas. Como espíritos femininos da morte, elas também se ligam com as Valquírias. A própria Freya é também uma deusa da morte porque Odin permite-a tomar um terço dos mortos, os poucos escolhidos, dos campos de batalha e ela os leva para o seu próprio reino feérico de Vanheim."

Vislumbrando a Hedgewitch
Michael Howard
The Cauldron Brasil - Edição XVI
 

Espero em breve colocar um artigo sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário