sábado, 3 de dezembro de 2011

Feitiçaria na Bruxaria Tradicional Eslava

Feitiçaria é um tipo de comportamento mágico cujo objetivo é criar uma mudança em uma direção determinada. É baseada na idéia de que a causa de doenças e outras coisas ruins que acontecem aos homens e ao gado são forças invisíveis ou pessoas com características demoníacas.

Feitiços são feitos apenas por pessoas específicas, freqüentemente mulheres velhas, chamadas entre os Sérvios de bajalice; entre os Croatas de mole e lice; na Kotaria e Dalmatia, de vidigoje; na Macedônia de basmarici, bajalici, bajalki; na Bulgária de bajacki e basmarki; na Eslovênia de zagovarjalki; na Rússia de zagovoscici; etc. Aquelas que sabem causar o mal com feitiços são chamados na Sérvia de vracarice, vrazalice e cinjarice; em Monte Negro de madjionice e carovnice; na Croácia de coprnice e na Rússia de koldunje.

O conhecimento da feitiçaria é transmitido apenas dentro da família, dos mais velhos para os mais novos e, de acordo com as regras, a jovem feiticeira começa o seu ofício após a uma feiticeira mais velha se aposentar. Há meios comuns de transmissão do conhecimento da feitiçaria. Em alguns casos, os bajalice (feiticeiros, no plural) transmitem o seu poder antes da puberdade, enquanto que na Bulgaria, a velha bajalica (feiticeira, no feminino) cospe na boca da nova bajalica.

De acordo com os dizeres de algumas feiticeiras, elas começaram a fazer feitiços depois de uma ordem da Mãe de Deus, Santa Petka, das fadas etc, que apareceram a elas em sonhos ou durante um longo período de doença e lhes revelaram os caminhos da feitiçaria. Em algumas áreas (Leste da Sérvia, Banat, oeste da Herzegovina), a feiticeira, durante o feitiço, entra em um tipo de estado alterado de consciência (um transe) perdendo a consciência. Algumas pessoas acreditam que a sua alma, neste estado, está lutando contra um demônio ou doença ou visitando as fadas e pedindo a elas que dessem saúde ao doente. A feiticeira tem a obrigação de manter o segredo da feitiçaria e de sempre dizer a parte verbal do feitiço corretamente, mesmo que às vezes ela não a entenda. O feitiço (basma) é compreendido como um "instrumento" de um determinado tipo, que carrega o poder dos Tempos Antigos e cuja tarefa é trazer a harmonia de volta. A feiticeira freqüentemente faz o feitiço de uma maneira simbólica, criando um tipo de modelo paralelo, cuja condição existente, usando um procedimento mágico, o traduz em um outro estado desejado. De acordo com a tarefa, os feitiços podem ser categorizados em feitiços para cura, prosperidade ou vida social.

Quanto à sua estrutura, os feitiços podem ter a forma de frases feitas, orações, súplicas ou um esquema mais desenvolvido e complexo. Para cada ocasião há um feitiço único, mas, em alguns casos, o texto de um feitiço pode ser modificado para cada ocasião ou feiticeira, simplesmente, improvisando. Durante o ato de feitiçaria, a bajalica usa alguns instrumentos que têm funções mágicas. Eles podem ser parte de uma mensagem não-verbal do feitiço ou ilustrações da intenção da feiticeira (geralmente expressada na forma de uma ameaça). O primeiro grupo consiste de: sal, ovos, farinha de trigo, objetos ligados ao fogo, partes de pessoas mortas, partes de alguns animais e plantas. O segundo grupo consiste de: instrumentos afiados (faca, machado, espinho, roca...), objetos com um cheiro forte (alho, incenso) e objetos de limpeza (vassouras).

Uma parte comum dos feitiços é o comportamento incomum dos participantes. Este comportamento é, de alguma forma, diferente do comportamento cotidiano, normal. Tem o caráter de um comportamento invertido (silêncio, ficar nu, cuspir, praguejar). Uma parte importante dos feitiços é arrastar objetos, tomar medidas etc. Os feitiços são feitos em um determinado tempo e local. Alguns feitiços são feitos durante a lua cheia, outros durante a lua crescente. O dia da semana também é de alguma importância (muitas vezes os feitiços são feitos na quarta-feira, sexta-feira ou domingo). A hora do dia também é importante (é escolhida alguma hora fronteiriça, como de manhã logo antes da aurora, à noite imediatamente após o pôr-do-sol e vários feitiços são feitos no meio da noite).

Lugares especialmente marcados com algum tipo de importância ritual são freqüentemente escolhidos para a feitiçaria. Estes lugares representam a fronteira entre o espaço comum e incomum, tais como a lareira, soleira da porta, telhado, cerca etc. Lugares fronteiriços entre a terra e a água podem ser usados para feitiçaria (fontes, rios, nascentes, moinhos d'água, pontes...). Lugares "sujos" tais como chiqueiro e cemitérios também são usados. Lugares com algum tipo de linha vertical constantemente presente (chaminé, pedras erguidas, árvores...) também são usadas para estas atividades.

Em alguns exemplos, os métodos eslavos de feitiçaria têm sido influenciados pela literatura mágica (orações apócrifas, maldições, fórmulas mágicas). Há três linhas de influência: Visantina (via língua grega), Romano-Germânica (via latim e alemão) e muito pouca influência da linha Islâmica-Árabe (via turco e árabe). As formas mais arcaicas de feitiçaria estão presentes entre os eslavos da área das Balcãs e no Norte da Rússia.


Fonte: Dictionary of Slavic and Serbian Folklore and Mythology, por vários autores.
Tradução: Gabriel Meissner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário